Marketing

Não cometa esse erro com a sua estratégia de marketing industrial

Não cometa esse erro com a sua estratégia de marketing industrial

Conquistar o mercado no cenário atual exige uma dose extra de estratégia direcionada aos potenciais clientes se utilizando do marketing industrial.

O mundo corporativo muda com uma velocidade espantosa.

Todos os dias surgem novos produtos para conquistar consumidores também novos: pois estão mais informados e, consequentemente, mais exigentes.

Uma vertente muito importante do marketing atual está voltada à própria produção.

Antigamente conhecido como industry marketing, o atual marketing industrial ganhou espaço e importância na evolução empresarial.

É chamado também B2B (leia-se “bi to bi”), sigla que abrevia o termo “business to business”, ou “negócio para negócio”.

Objetivamente, o B2B caracteriza empresas que prestam serviço para empresas, ou seja, são fornecedores.

A propaganda neste caso é muito mais delicada, porque a ideia é conquistar um cliente diferenciado, que já tem uma marca e que oferece produtos e serviços aos clientes finais.

Um erro neste caso pode ser fatal e acabar com uma parceria valiosa para ambos os envolvidos e prejudicar sua estratégia de marketing industrial

estratégia de marketing industrial

Trabalhando a estratégia de marketing industrial: o erro fatal!

A estratégia de marketing industrial nesse caso pode e deve ser trabalhada pensando de igual para igual.

Afinal, você tem uma organização que deve atender e superar as expectativas de outra.

No entanto, como qualquer cliente, o tratamento deve ser personalizado e sua satisfação com o produto ou serviço medida.

Ou seja, um grande erro que você pode cometer e que pode pôr em xeque a credibilidade do seu negócio é o atendimento.

Ser uma empresa fornecedora pode dar a falsa certeza de que o cliente sabe o que precisa, já conhece seu produto, tem os conhecimentos necessários para fazer o que faz da forma que faz.

E nem sempre isso é verdade.

É importante que você divulgue sua marca, tanto em mídias físicas como em um website oficial da empresa, além de redes sociais, e prestar atenção às necessidades do seu cliente e oferecer um ótimo serviço de pré e pós-venda.

estratégia-marketing

Estratégia de marketing

Fazer a criação e desenvolvimento de um site para sua empresa é de fundamental importância para sua estratégia de marketing industrial.

A quantidade de buscas diárias no Google chega a soma de 5.5 bilhões no mundo, quase 63.000 mil buscas por segundo, e tudo o que uma empresa quer é um filão dessas buscas.

Se o cliente X compra certa quantidade de insumos a cada dois meses, por exemplo, crie um relatório com essa informação.

Inclua os principais dados de contato, envie e-mail para lembrá-lo de que o estoque está acabando, ligue oferecendo o produto que ele mais compra e que está em oferta.

Expanda as formas de contato, de modo que o atendimento seja sempre rápido e ágil.

Afinal tempo é dinheiro!

Após a compra, entre novamente em contato e verifique se atendeu as expectativas, como foi a logística de entrega, se tem reclamações ou sugestões.

Permita ao cliente se manifestar porque isso fortalece a relação do B2B: demonstre que a opinião dele é importante no seu trabalho e com sua melhora ele automaticamente conquista mais mercado.

Se necessário, sugira mudanças que impactem positivamente, como a substituição ou troca de um insumo por outro, desde que você garanta melhorias.

Faça pesquisa sobre todo esse processo.

Como seu comprador foi atendido?

Todas as dúvidas foram esclarecidas?

Ele sentiu que havia suporte caso precisasse de algo?

Se você ainda não tem um atendimento impecável, invista em treinamentos.

Reforce com seus funcionários a importância de tratar os seus clientes com cortesia, ouvir com atenção e buscar a solução dos problemas com calma e atenção.

Enfatize que conheçam o negócio da empresa para apresentarem sempre as melhores soluções.

Não cometa esse erro com sua estratégia de marketing industrial: não é porque seu cliente é uma empresa que ele tem as respostas para todas as questões de mercado.

Ele só oferecerá um produto ou serviço com retorno significativo se tiver fornecedores de confiança.

Garanta um atendimento assertivo e ofereça produtos com qualidade suficiente para serem repassados ao consumidor final.

Destaque-se e faça seu sucesso acontecer!

Compartilhe esse artigo com seus amigos e em suas redes sociais.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.